Acordo judicial garante doação de revistas em quadrinhos à Sedu

Os recursos beneficiarão alunos da EJA a compreender os direitos trabalhistas 


A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) vai receber 240 mil revistas da série “MPT em quadrinhos”, resultantes dos recursos de acordo judicial firmado entre o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) e a ArcelorMittal Brasil S/A. O material será utilizado em sala de aula por aproximadamente 20 mil alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 78 escolas dos municípios de Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Anchieta, Piúma e Alfredo Chaves. Desse total, também serão contemplados mais de 1700 alunos da EJA de unidades do sistema prisional. 

 

Para a procuradora do Trabalho responsável pelo caso, Keley Kristiane Vago Cristo, “os alunos da EJA, por sua faixa etária, têm uma relação mais estreita com o mundo do trabalho e as questões suscitadas nas HQs podem elucidar dúvidas, suscitar curiosidades e ser objeto de uma abordagem didático pedagógica que atenda ao interesse e necessidade de conhecimento desses alunos”. 

 

A procuradora acrescenta, ainda, que a linguagem das HQs aproxima os estudantes das normas, direitos e deveres que regulam o trabalho, de uma forma lúdica e fácil, o que facilita a aprendizagem, inclusive por tratarem de questões práticas e cotidianas vivenciadas por eles em seus empregos ou estágios. 

 

Os alunos terão a oportunidade de conhecer alguns temas relacionados à atuação do Ministério Público do Trabalho: direitos dos trabalhadores, segurança na construção civil, descontos e contribuições, assédio moral, doenças ocupacionais, inserção com inclusão de pessoas com deficiência, fraudes trabalhistas, trabalho escravo contemporâneo, mitos e verdades do trabalho infantil, direitos dos motoboys, órgãos de defesa do trabalhador e estágio. 

 

Ação civil pública nº 0124200-14.2013.5.17.0006.

Imprimir