MPT-ES participa de audiência na Justiça Federal para impedir lama de chegar ao mar

Na tarde de ontem, dia 24 de novembro, representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual (MPES) estiveram presentes em audiência pública realizada na sede da Justiça Federal. A reunião também contou com a presença de representantes da Samarco, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto Estadual de Meia Ambiente (Iema) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Durante a audiência, os representantes da Samarco informaram as ações que estão sendo implementadas pela empresa para reduzir os impactos da chegada da lama ao mar. Além disso, alguns profissionais da mineradora foram ouvidos para esclarecer questões técnicas.

Os Ministério Públicos informaram que irão se reunir na próxima segunda-feira, com o objetivo de debater sobre um aditamento ao Termo de Compromisso Socioambiental, firmado pelos órgãos ministeriais com a mineradora no último dia 15 de novembro.  

A Samarco terá de apresentar documentação, até a próxima segunda-feira (30), comprovando a adoção de medidas para o funcionamento das barragens das hidrelétricas de Aimorés, em Minas Gerais, e de Mascarenhas, em Baixo Guandu, a fim de conter parte dos rejeitos de minério.

 

 

 

 

Imprimir