MPT-ES promove evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Nesta segunda-feira, 3 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de estimular uma reflexão acerca dos direitos desse segmento da sociedade, garantir os direitos humanos, além de conscientizar a população  sobre a necessidade de se promover a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.

Considerando a amplitude do tema, o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) resolveu promover o Reconecta - Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade. O evento está ocorrendo no Boulevard Shopping, em Vila Velha, até as 22h desta segunda-feira. Milhares de pessoas já circularam no local durante os três primeiros dias.

Segundo a procuradora do MPT-ES, Keley Kristiane Vago Cristo, o “Reconecta trata-se de um evento multidisciplinar, cooperativo e com foco na inclusão e conscientização sobre o tema. Toda a sociedade precisa se engajar no processo de inclusão das pessoas com deficiência, todos somos corresponsáveis por construir uma sociedade inclusiva. E a conferência e exposição é um importante passo nessa direção, uma oportunidade ímpar para dar visibilidade à questão em todas as suas dimensões”.

Programação

A iniciativa possui uma programação diversificada. Neste último dia, o público poderá conferir a apresentação de banda de congo, exibição de capoeira, workshop de fotografia, oficina sobre nós e voltas, apresentações de corais, exibição de curta-metragem, bem como visitar os mais de 40 estandes montados por órgãos públicos, instituições, entidades, conselhos que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e entes da iniciativa privada.

Além disso, várias palestras serão ministradas no Reconecta, tais como: “A Atuação do MPT na Garantia de Acessibilidade no Trabalho e Inclusão de Pessoas com Deficiência e Beneficiários Reabilitados”; “Diagnóstico de acessibilidade nas unidades escolares”; Apresentação das atividades desenvolvidas na área da pessoa com deficiência”; “A atuação da fiscalização trabalhista em prol das pessoas com deficiência com relato de boa prática empresarial”; “O envelhecimento da pessoa com deficiência”; “Políticas de inclusão voltadas às pessoas com deficiência no Estado do Espírito Santo”; “Implante coclear”;  “Cadef: o Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência”, dentre outras.

Banco de dados unificado

O Reconecta lançou o Cadef no último dia 30 de novembro. Durante o evento, esse projeto visa coletar informações pessoais num estande exclusivo para o cadastramento. Em seguida, essas informações serão direcionadas para um banco de dados único, o qual permitirá a contínua inclusão e atualização das informações.

De acordo com a titular regional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordiguldade), Keley Cristo, a identificação desse segmento no Cadef “facilitará o processo de contratação das pessoas com deficiência e a concretização do direito ao trabalho garantido pela legislação, por meio da Lei de Cotas.”

Imprimir