• Informe-se
  • Notícias do MPT ES
  • Ministério Público do Trabalho em Cachoeiro de Itapemirim quer acabar com o transporte de trabalhadores nos estribos dos caminhões de lixo

Ministério Público do Trabalho em Cachoeiro de Itapemirim quer acabar com o transporte de trabalhadores nos estribos dos caminhões de lixo

Na última quinta-feira (16), o procurador Djailson Martins Rocha se reuniu em audiência na sede da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Cachoeiro de Itapemirim com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Pública no Estado do Espírito Santo (Sindilimpe-ESpara tratar da proibição do transporte dos   coletores nos estribos dos caminhões de coleta de lixo.

O Sindilimpe-ES apresentou documentos comprovando grande número de acidentes provocados por quedas e choque de partes do corpo dos coletores com os estribos dos caminhões. “Apesar de flagrantemente contrária às leis de trânsito, que não permitem o transporte de pessoas em pé nos veículos, precárias condições de segurança dos coletores parecem naturalizadas na nossa sociedade”, critica o procurador. Como a PTM de Cachoeiro de Itapemirim tem sua atribuição limitada aos municípios do sul do Estado, foram instaurados vinte inquéritos civis públicos em face das empresas e dos municípios que operam o serviço de coleta de lixo na região.

Além disso, o Sindilimpe-ES comprometeu-se a apresentar ao MPT-ES, no prazo de 15 dias, especificações de caminhão considerado mais adequado para o serviço de coleta de lixo, em que os coletores podem ser transportados em segurança.

Imprimir