Servidoras da PRT-17ª Região participam de Encontro Nacional do MPT Socioambiental

O Ministério Público do Trabalho promoveu o Encontro Nacional do MPT Socioambiental  entre os integrantes das comissões regionais socioambientais, nos dias 18 e 19 de dezembro, na Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, em Brasília.

O evento teve como objetivo discutir metas socioambientais para o MPT e trocar experiência e conhecimento, além de obter esclarecimentos acerca das ações, campanhas e eventos realizados nas Procuradorias Regionais (PRTs) e a Procuradoria Geral do Trabalho (PGT).

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Espírito Santo encaminhou duas integrantes da comissão Socioambiental para participar do Encontro Nacional: as servidoras Renata Avancini Tonini (chefe da Divisão de Gestão de Pessoas) e Liege Nunes Nogueira Labuto (chefe da Assessoria de Comunicação). 

Elas apresentaram os casos de sucesso no Espírito Santo e trouxeram boas ideias para serem implementadas em âmbito regional. As servidoras comentaram sobre a sede conjunta entre o MPT e o MPT em São Mateus, a horta comunitária, a gincana socioambiental, a contratação de pessoa com deficiência e de terceirizada que domina a língua de sinais para realizar o atendimento ao público na instituição.

Segundo Avancini, "separamos algumas boas práticas realizadas no MPT-ES. Uma iniciativa relevante foi a primeira sede compartilhada do MPU do Espírito Santo. A unidade do MPT em São Mateus  compartilhada com a unidade do Ministério Público Federal no município. Esse compartilhamento gerou uma economia mensal de 40 mil reais, ocasionando uma redução das despesas de custeio, de manutenção. Esse modelo de gestão administrativa recebeu um prêmio no concurso de boas práticas de 2017".

A chefe da Assessoria de Comunicação ainda acrescentou a importância da comunicação interna e da comunicação institucional no desenvolvimento de iniciativas, campanhas e ações relacionadas ao tema socioambiental. "É necessário aproximar as assessorias de comunicação para o desenvolvimento de um trabalho interno, de mudança da cultura organizacional, e as coordenadorias temáticas, para o desenvolvimento de ações estratégicas, atendendo às necessidades do cidadão". 

Dados

Segundo os dados da PGT, a PRT-17ª consumiu em 2017 2,3 resmas de papel per capita. Já a PGT consumiu 5,6 e a PRT-14ª utilizou 0,7 resmas/per capita.   

Palestrantes

Estiveram presentes entre os palestrantes o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, a assessora socioambiental do MPT, a procuradora Mariana Flesch Fortes, o procurador-chefe da PRT 10ª Região, Erlan Peixoto do Prado, a responsável pela área socioambiental da PGT, Patrícia Rambo, e os auditores federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Benjamim Lima Junior e Elieser Cavalcante da Silva.

Brinde

Ao final do Encontro, cada um dos participantes recebeu uma sacola ecológica produzida com retalhos de banners.

 Fotos: Ascom PGT e Ascom PRT17ª Região. 

 

Imprimir