Compartilhamento de sedes entre MPT e MPF reduz gastos públicos

Projeto foi o primeiro colocado do Concurso de Reconhecimento de Boas Práticas; iniciativa vai gerar economia anual de R$ 466 mil.

O compartilhamento de sedes entre as unidades do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público Federal (MPF) no município São Mateus (ES) vai gerar economia anual de R$ 466 mil para os cofres públicos. O projeto foi o primeiro colocado do Concurso de Reconhecimento de Boas Práticas, que visa estimular servidores a produzir, documentar e compartilhar ações, atividades ou experiências, realizadas em suas unidades.

A iniciativa surgiu a partir das restrições orçamentárias decorrentes da crise econômica dos últimos anos e da necessidade de se promover maior redução de custos para a manutenção das unidades. Diante disso, a solução encontrada foi a assinatura de um acordo de cooperação entre as duas unidades em agosto de 2006 para que o imóvel locado pelo MPT-ES fosse adaptado para receber a estrutura do MPF.

Segundo o diretor regional do MPT-ES, Helder de Oliveira Gomes, o total de gastos mensais das duas unidades caiu de R$ 82,3 mil para R$ 43,4 mil após o compartilhamento de sedes, o que resultará em economia de R$ 466 mil em um ano e de R$ 2,3 milhões em cinco anos.

O diretor regional afirmou ainda que a colaboração dos servidores durante a adaptação do imóvel foi determinante para o sucesso da iniciativa. “Houve um sacrifício e compreensão para que eles aguardassem esse processo da reforma”, disse.

Para o secretário estadual do MPF-ES, o compartilhamento de sedes representa um modelo de gestão diferente e voltado ao que pode ser feito em conjunto. “A partir dessa ação e dos resultados positivos que estamos alcançando a ideia é expandir para outros serviços em comum como o Plan-Assiste e o protocolo”, afirmou.

Após o sucesso da iniciativa no município de São Mateus, foi assinada portaria conjunta para expandir o projeto. Novos estudos já estão em curso para o compartilhamento das unidades de Cachoeiro de Itapemirim e Colatina, ampliando e aprimorando essa boa prática.

Concurso – A segunda edição do Concurso de Reconhecimento de Boas Práticas com 43 iniciativas de 16 áreas tais como: fortalecimento da comunicação institucional, gestão socioambiental, gestão administrativa, gestão de pessoas, entre outras. Na próxima semana, você vai conhecer as vantagens da padronização de chamados de TI por meio do sistema Atena.

Confira alguns momentos da cerimônia de entrega do prêmio em Brasília, com a participação do diretor Regional Helder Gomes e do secretário estadual Rodrigo Teixeira; e da equipe do MPT-ES responsável pelo projeto da sede compartilhada:

 

Imprimir