MPT-ES doa obras de arte para o Museu de Arte do Espírito Santo

Na manhã dessa quinta-feira (6/4), membros e servidores do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) receberam a visita de representantes do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região. O diretor do MAES, Renan Andrade Silva, o curador Júlio Cesar Martins e a museóloga Paula Nunes Costa compareceram à Instituição para participar da entrega de duas obras do artista consagrado Dionísio Del Santo.

A iniciativa de realizar as doações surgiu do procurador Regional do Trabalho, João Hilário Valentim, apreciador de obras de arte e frequentador de museus.  “Nós identificamos no acervo da Procuradoria quatro obras do Dionísio. O Museu de Arte do Estado leva o nome desse artista capixaba, e eu achei que era importante, pela qualidade das obras, que nós pudéssemos pensar na possibilidade de doarmos uma parte dessas obras para o museu. Esse é um tipo de trabalho incomum na obra do Dionísio. E por isso esses quadros têm muita relevância. O museu tem no acervo 80 obras do artista, mas essas doações serão inéditas”, comentou o membro.

O diretor do MAES, Renan Andrade Silva, agradeceu a doação e comentou o motivo pelo qual o museu foi batizado com o nome do artista capixaba. “Esses quadros são trabalhos muito importantes para nossa coleção. O MAES leva o nome do Dionísio, que foi o primeiro artista a expor no museu. Ele fez exposição individual na inauguração do MAES, em 1998. Há uma coleção muito completa, que era a coleção particular do artista, doada após seu falecimento. Ele é um artista muito importante para a história da arte brasileira, mas que ainda é pouco conhecido. Nesse momento de reforma e reconfiguração do museu, essa doação é muito importante”, relatou.

O procurador-chefe Estanislau Tallon Bozi parabenizou a iniciativa e se mostrou disponível para realizar parcerias com o MAES, com intuito de valorizar a arte e a cultura, bem como incentivar a ida de visitantes ao museu capixaba.  

Durante o encontro, a equipe do MAES presenteou  o MPT com o livro “Palácio da Cultura Sônia Cabral - Casa da Música”, obra de autoria do jornalista José Antonio Martinuzzo. Em agradecimento, foram doadas algumas publicações do Super Almanaque da série "MPT em Quadrinhos".

Atualmente, o MAES está em reforma. Para mais informações sobre o artista, acesse o site do Museu.

Confira alguns momentos:

 

Imprimir