Nova revista da série “MPT em Quadrinhos” aborda os direitos dos caminhoneiros

Aqueles que escolhem a profissão de caminhoneiro adoram a estrada, sabem as rotas de cor e estão sempre na correria para cumprir seus deveres. Entretanto, muitas vezes não sabem quais são seus direitos. Esse é o tema abordado na nova edição da série “MPT em Quadrinhos”.

Dia e noite na estrada, Alexandre trabalha duro para conseguir realizar todas as entregas estipuladas pelo patrão. Não tem motorista reserva, nem local ou tempo adequado de descanso, conta sempre com bebidas energéticas e vive de alimentação inapropriada. O personagem vê sua visão de vida mudar quando se acidenta ao dormir no volante, e começa a pensar mais em seus direitos.

Vale a pena a leitura!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados

Em julho de 2016, o Ministério do Trabalho divulgou dados sobre 358 fiscalizações, realizadas nos últimos três anos na Bahia, em 289 empresas do setor de transporte rodoviário de cargas, alcançando cerca de 16.500 trabalhadores. Neste período, foram lavrados 1.055 autos de infração, sendo que 30% das irregularidades estavam relacionadas a problemas com a jornada de trabalho dos motoristas.  

Segundo dados da Previdência Social, em 2013, 10,4% dos acidentes fatais ocorridos no Brasil, foram no setor de transportes rodoviário de cargas, vitimando, na sua maioria, os motoristas e ajudantes de caminhões.

Sobre a série

A série “MPT em Quadrinhos” foi elaborada pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) e já conta com 26 edições que abordam diversos temas: trabalho infantil, segurança no trabalho, assédio moral, assédio sexual, direitos do trabalhador e muitos outros. Todas as edições estão disponíveis no site www.mptemquadrinhos.com.br

Imprimir