MPT-ES promove campanha “Trabalha e Confia” para a manutenção dos empregos na crise do novo Coronavírus

O Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), em parceria com diversas entidades, promove a campanha “Trabalha e Confia”, pela manutenção dos empregos na atual crise causada pela pandemia da COVID-19, convidando empresas a se empenharem para manter seu quadro de empregados, informarem-se e se unirem na busca de soluções que possam reduzir as demissões. A campanha também busca disseminar mensagem de confiança na superação da crise e retomada da economia. A iniciativa é inspirada no movimento nacional “Não Demita”.

O órgão ministerial entende que é primordial mobilizar a sociedade pela conservação dos postos de trabalho para evitar ou, ao menos, minimizar um possível colapso econômico e social.

Sensibilização e responsabilidade social - Segundo o procurador do MPT-ES, Djailson Martins Rocha, “a adesão ao referido compromisso coletivo terá caráter meramente moral, não implicando em penalidades por descumprimento, servindo, basicamente, como demonstração de responsabilidade social e para sensibilizar outros empregadores a continuarem no esforço para a manutenção dos seus postos de trabalho”, esclarece.

Todos os parceiros envolvidos terão o nome divulgado publicamente no site e nas redes sociais do MP do Trabalho no Espírito Santo, como uma forma de valorizar sua demonstração de compromisso social.

Até o momento, as empresas e entidades que já aderiram à campanha são: a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES); o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas); a Companhia de Alimentos Uniaves; a Itabira Agro Industrial; o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae ES); o Sindicato dos Comerciários do Estado Espírito Santo (Sindicomerciários); a Usina Paineiras S.A; o Movimento Empresarial do Sul do Espírito Santo (Messes); a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); a Associação dos Contabilistas do Sul do Estado do Espírito Santo (Ascosul); o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do ES (Sescon-ES); a Carbomix Minerais; e o Sindicato dos Trabalhadores do Mármore e Granito do Espírito Santo (Sindimármore).

Propostas – O MPT-ES também se mostra disponível a receber, de empresas ou entidades interessadas, propostas de políticas públicas municipais, estaduais ou federais capazes de colaborar para a manutenção e ampliação de postos de trabalho, desde que haja a possibilidade e pertinência de sua eventual atuação como articulador junto ao respectivo ente federado implicado.

As sugestões podem ser encaminhadas pelo site http://www.prt17.mpt.mp.br/, por intermédio de peticionamento eletrônico no procedimento nº 000279.2020.17.001/0, ou direcionadas para o e-mail prt17.cachoeiro@mpt.mp.br, informando o interesse da empresa e inserindo a documentação.

Inspiração– O movimento “Não Demita”, inspiração do projeto capixaba, foi idealizado por um conjunto de mais de 40 grandes companhias, com o objetivo de preservar o emprego de seus funcionários até, pelo menos, 31 de maio. Atualmente, mais de quatro mil empresas estão apoiando o movimento no Brasil.

 
 
 

Imprimir