MPT avança nas investigações sobre os trabalhadores infectados por coronavírus em plataforma petrolífera

Segundo os autos, 61 trabalhadores testaram positivo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Cachoeiro de Itapemirim realizou, nesta semana, audiência para investigar a contaminação de trabalhadores pelo novo coronavírus (Covid-19) na plataforma petrolífera operada pela empresa SBM Offshore, a FPSO Capixaba, localizada no litoral de Marataízes.

A reunião ocorreu, na modalidade videoconferência, com representantes da Petrobras, da SBM Offshore, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa).

As partes prestaram esclarecimentos acerca das circunstâncias em que ocorreram as contaminações, atual situação dos trabalhadores que desembarcaram, dos que ainda se encontram embarcados, bem como as medidas que estão sendo tomadas pela SBM Offshore para remediar a contaminação e a infecção.

A empresa holandesa informou que na plataforma existe um ambulatório com um profissional para atendimento, porém sem equipamentos como respiradores, entre outros. Além disso, houve o relato de que permanecem 23 trabalhadores embarcados com o intuito de garantir a segurança operacional da unidade, mesmo que esta esteja parcialmente desativada e sem Cartão de Segurança de tripulação (CTS) completo. No entanto, há monitoramento pela Marinha, Anvisa e ANP, cada qual em sua área de abrangência e atuação. E, por fim, comunicou que será necessária autorização da ANP para ocorrer a retomada de produção da plataforma.

Plataforma

A Marinha do Brasil comunicou por ofício a localização da plataforma FPSO Capixaba: Bacia de Campos, latitude 21°13,6'S e longitude 39°56,6'W, a cerca de 50 milhas náuticas da costa de Marataízes-ES. Esse ramo das Forças Armados ainda esclareceu que não ocorreu o deslocamento da plataforma nos últimos 30 dias.

Teste Anvisa

A agência reguladora também enviou uma lista com os resultados do teste de Coronavírus realizado nos funcionários. De um total de 77 trabalhadores, 61 testaram positivo, 9 negativo, 6 inconclusivos e 1 pendente.

 

Para saber mais sobre a audiência, acesse a ata neste link: https://bit.ly/34LXKTT

Imprimir