Procuradora do MPT-ES se reúne com associações de catadores de materiais recicláveis

Na manhã da última quinta-feira (24), a procuradora do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Janine Milbratz Fiorot, participou de uma reunião com as associações Ascamare, Amariv, Recicla e Amarv; todas destinadas à coleta, seleção e  venda de materiais recicláveis no município de Vitória.

Durante o encontro, a procuradora conheceu o processo de contratação realizado entre a Prefeitura e as associações; como a coleta seletiva chega até os galpões dos catadores e a destinação que ocorre com esses materiais.

Os representantes ainda puderam relatar suas principais dificuldades em executar o trabalho. As associações afirmaram que o material recebido pela Prefeitura tem uma grande quantidade de rejeito, que chega a 40%. Parte desse problema é atribuído a falta de conscientização da população, que não descarta corretamente o lixo reciclável.

A reunião também teve como intuito auxiliar na instrução de um procedimento promocional cujo objetivo é tornar o meio ambiente de trabalho das associações mais adequado, bem como auxiliar na política pública relacionada aos resíduos sólidos, de acordo com a Lei nº  12.305/10 (PNRS). 

 

Imprimir