MPT-ES apresenta os projetos Cadef e Reconecta aos representantes de entidades socioassistenciais

O Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) participou, na tarde desta quinta-feira (10), do Encontro de Apoio Técnico sobre o Registro Mensal de Atendimentos às Entidades Socioassistenciais, no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória. O servidor Wendell Luís Táboas apresentou os projetos Cadef e Reconecta aos participantes.

O encontro foi direcionado a gestores municipais de Assistência Social, técnicos da vigilância Socioassistencial e da proteção social especial de 78 municípios do estado do Espírito Santo. Ao todo, 51 representantes municipais tomaram conhecimento sobre o Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência (Cadef) e o Reconecta. O intuito é que os profissionais sejam multiplicadores do projeto Cadef em seus municípios, bem como possam auxiliar futuramente promover ações de cadastro de PcDs.

“Precisamos informar às pessoas com deficiência sobre a existência desse projeto. Necessitamos que vocês saibam da existência do Cadef e que vocês nos ajudem a levar essa informação às PcDs porque a próxima etapa dele ocorrerá no primeiro semestre do ano que vem, no qual será realizado o Dia D do cadastramento da pessoa com deficiência. Pretendemos organizar em todos os municípios, com menos um ponto de cadastramento, para que já seja alimentado o cadastro provisório, ampliada essa base e atendida as demandas”, informa o assessor de Relações Públicas Táboas.   

O evento é uma realização da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Gerência de Gestão do Sistema Único da Assistência Social (GSUAS) em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) ou Ministério da Cidadania (MC). O objetivo do Encontro era contribuir para um preenchimento qualificado dos formulários nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Além da exposição do servidor do MPT, os participantes do evento receberam kits com o material do Cadef, contendo: o guia, cartazes, revistas em quadrinhos, mouse pad, além de panfletos e squeezes do projeto.

 

Imprimir