Reconecta bate recorde de público: 11.727 pessoas visitaram a segunda edição da conferência

Cerca de 11.727 pessoas compareceram aos quatro dias da Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade (Reconecta), que ocorreu de 19 a 22 de setembro no Boulevard Shopping Vila Velha. Quem visitou o evento, pôde ter acesso a uma grande diversidade de palestras, atividades culturais e serviços como acupuntura, aferimento de pressão, glicemia capilar, cortes de cabelo, dentre outros, nos 40 stands de diferentes empresas e entidades. As pessoas com deficiência que estão à procura de emprego puderam ainda se registrar no Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo (Cadef), para posteriormente, serem encaminhadas ao mercado de trabalho.

Na noite de sexta-feira, a cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, como a vice procuradora-geral do Ministério Público do Trabalho, Maria Aparecida Gugel; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Valério Soares Heringer; a procuradora titular da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Keley Kristiane Vago Cristo; a representante do Ministério Público Estadual (MPE), Elaine da Costa de Lima; o superintendente da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE), Alcimar das Candeias da Silva, o deputado Doutor Hércules Silveira e representantes do governo estadual, do município de Vila Velha, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef).

A governadora em exercício, Jaqueline Moraes; o deputado federal Felipe Rigoni; o deputado estadual Sérgio Mageski e a secretária de estado de direitos humanos, Nara Borgo, também prestigiaram a iniciativa. Idealizadora do evento, a procuradora do MPT-ES Sueli Teixeira Bessa, deixou um recado as entidades e parceiros que abraçaram a causa. “Sonho que se sonha junto, vira realidade. O início veio do meu processo, mas isso cresceu com a equipe que já tinha vontade de fazer algo como o Reconecta”, afirma. Já a titular da Coordigualdade, Keley Kristiane Vago Cristo, reforçou a intenção do procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, de que o Reconecta adquira futuramente, uma dimensão nacional. “O aprendizado que essa oportunidade nos dá é muito precioso, e precisa realmente ganhar o Brasil e ser divulgado no país”.

“Eu agradeço ao Ministério Público do Trabalho em nome das pessoas com deficiência, pela inclusão de amor que vocês proporcionaram para nós”, disse Rosilda Dias, do Fórum das Pessoas com Deficiência de Vila Velha, durante seu discurso. Que completa: “a nossa luta por acessibilidade e inclusão é diária e não só no Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. Lutamos todos os dias, desde a hora em que acordamos, até a hora que vamos dormir”. O presidente da União de Cegos Dom Pedro II, Carlos Ajur, ressalta que “o Espírito Santo, neste momento, está dando um exemplo para o resto do país de como fazer um evento que promove a inclusão e integração das pessoas com deficiência nos outros segmentos da sociedade. E nós, como PCDs, estamos sentindo que com o Reconecta, os capixabas passaram a discutir mais essa temática, buscando soluções para que a sociedade seja justa, completa e que todos sejam tratados iguais”.

 

Confira algumas fotos:

Imprimir