MPT-ES oferece capacitação a educadores sobre o projeto “MPT na Escola”

Como parte do plano de ação do projeto “MPT na Escola”, coordenadores pedagógicos dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Viana e Guarapari participarão de uma oficina de formação, que ocorrerá na sexta-feira, 31, das 13h às 18h, na Faculdade Multivix, em Vitória.

A capacitação é uma das etapas do projeto cujo foco é sensibilizar profissionais da Educação acerca de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, conscientizar sobre os males causados pelo trabalho precoce e informar a respeito da proteção ao trabalhador adolescente. Neste ano, 108 escolas farão parte do projeto, abrangendo o número total de 20.593 alunos.

Após as oficinas, os coordenadores pedagógicos atuarão como multiplicadores no processo de conscientização dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade em geral, com o propósito de erradicação do trabalho infantil. Eles repassarão as orientações recebidas para os demais professores da escola, que promoverão debates na instituição de ensino com base nos materiais desenvolvidos pelo órgão ministerial, como as nove edições da série “MPT em quadrinhos”. As publicações tratam das temáticas do trabalho infantil, aprendizagem e combate à exploração de crianças e adolescentes. 

Em seguida, serão produzidos conteúdos em sala de aula, que, posteriormente, serão expostos em uma mostra na própria instituição. Todos os trabalhos serão avaliados e os melhores, de acordo com cada categoria, serão escolhidos para concorrer ao prêmio MPT na Escola, no âmbito municipal e, posteriormente, em âmbito estadual.

Concurso cultural - O prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de 5º ao 8º ano das escolas que participaram do projeto. Ao serem escolhidos em suas respectivas escolas, os trabalhos concorrerão na etapa municipal. Já os vencedores de cada município concorrerão novamente, dessa vez na etapa regional.

As categorias do concurso são: conto, curta-metragem, desenho, esquete teatral, música e poesia. Os trabalhos inscritos devem abordar o tema trabalho infantil bem como o programa de aprendizagem, podendo destacar um ou mais de seus aspectos, como causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, programas, projetos e ações de prevenção. 

 

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