Projeto do MPT-ES garante qualificação profissional e oportunidade de empreendedorismo nas áreas de alimentação, beleza e serviços

Durante a pandemia causada pelo Coronavírus, muitas pessoas perderam sua fonte de renda. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre maio e setembro deste ano, mais de 4,1 milhões de brasileiros perderam seus postos de trabalho, correspondendo a um aumento de 43% no número de desempregados . Por conta desse cenário, a saída que muitos têm encontrado é empreender. O número de Microempreendedores Individuais (MEI) no Brasil cresceu 14,8%, se comparado ao mesmo período do ano de 2019. São 10,9 milhões de pessoas cadastradas nesta situação.

E foi neste caminho que o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) resolveu seguir, com o desenvolvimento do projeto de geração de emprego e renda “Reinventar”. A iniciativa visa realizar cursos e treinamentos, possibilitando aos participantes o desempenho de um ofício por conta própria ou até mesmo a inclusão no mercado de trabalho. Além dos cursos na área da gastronomia (bolo no pote e segurança alimentar), também serão oferecidos cursos de informática básica, gestão para negócios, unha de gel, design de sobrancelha, técnicas de secretariado, aperfeiçoamento para porteiros e zeladores e cuidados básicos com idosos.

Público-alvo - O projeto tem previsão de ocorrer até março de 2021, nos municípios de Serra, Vitória, Cariacica e Viana. O público-alvo da ação social são cidadãos em situação de vulnerabilidade social, seus familiares (de maneira indireta) e as comunidades nas quais residem, que terão o desenvolvimento econômico fomentado. A analista de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) - um dos parceiros do projeto - Roberta Gaudio, afirma que “todos os alunos terão também cursos de gestão para administrar seu novo negócio, tornando o participante apto a empreender e consequentemente se reinventar no mercado de trabalho”.

Ao todo, 320 alunos serão atendidos nas 42 turmas abertas. Deste total, 17 turmas já iniciaram a qualificação. Kaylane é uma das estudantes que está aprendendo Informática Básica no Projeto Curumim - parceiro da iniciativa Reinventar - que fica localizado em José de Anchieta, em Serra. “Eu não tinha nenhuma experiência nessa área, que é sempre requisitada durante as entrevistas de emprego em que eu já participei. Agora, eu estou aprendendo coisas novas sobre internet, Word e outros. Com isso, eu já consigo colocar no meu currículo que eu tenho um curso de informática”, comenta.

Nova oportunidade - De acordo com o idealizador do projeto, o procurador do MPT-ES, Estanislau Tallon Bozi, com a ajuda de diversos parceiros, como Organizações Não Governamentais (ONGs), que já possuíam estrutura e cadastro de pessoas, foi possível concretizar a ideia com o oferecimento de cursos e a entrega de insumos e utensílios necessários para sua realização. “Como muitos, nossa preocupação, na pandemia, é a sobrevivência. Assim, surgiu a ideia de oferecer capacitação a quem necessita, para poderem se inserir no mercado formal de trabalho, seja como microempreendedores, seja como empregados”, explica o representante da instituição. Ele ainda complementa: “Esperamos que a iniciativa permita a mais pessoas e a mais famílias obterem o seu sustento!”

Crédito da imagem: Projeto Reinventar

Imprimir