A importância do Setembro Amarelo no ambiente laboral

 

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. A Comissão de Gestão Socioambiental da Procuradoria do Trabalho da 17ª Região considera importante a reflexão sobre o tema dentro de todas as Unidades do Ministério Público do Trabalho.

Segundo a OMS, 300 milhões de pessoas vivem com depressão no mundo, sendo 11,5 milhões de brasileiros e, lamentavelmente, a curva de novos casos apresenta uma forte tendência de crescimento.

Quanto mais espaços se dispuserem a discutir sobre isso, mais pessoas serão atingidas, assim como tabus -que infelizmente ainda rondam o tema- podem ser desmistificados.  E as organizações são espaços importantes para essa discussão.

Acreditamos que a maior barreira de se falar disso no ambiente de trabalho é o medo da estigmatização. Então, uma das questões mais importantes é que o servidor/profissional se sinta acolhido para pedir ajuda e, para isso, é fundamental que saiba que a situação será tratada com seriedade, sigilo e confidencialidade.

É preciso lembrar que o mês é dedicado ao tema, mas que a prevenção deve ser o ano todo. Por isso a importância de exercitar o olhar para si e também para o outro para perceber alguns indícios.

A depressão pode ter muitos sinais, entre eles: irritabilidade, desânimo, desinteresse, apatia, falta de motivação, dificuldade de concentração. Ao menor sinal desses sintomas procure ajuda. O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone - 188, email e chat 24 horas todos os dias.

Mais informações sobre a campanha “Setembro amarelo” podem ser obtidas no site do movimento no: www.setembroamarelo.org.br

Texto: Luciana Cavalcante (blog Conexão Saúde).  

Não tenha vergonha de pedir ajuda!

Há muitas pessoas tristes neste momento. Se a tristeza for sua, saiba que vai ficar tudo bem. Se a tristeza for do outro, faça ele saber disso.

A Comissão Socioambiental da PRT17 te pergunta de forma fraternal: Como vai você? 

Imprimir